É notória a preocupação de Wilhelm Reich que atravessou todas as suas obras, desde a técnica da Análise do Caráter, na qual analisou as estruturas e expressões defensivas do caráter, até seu O Éter, Deus e o Diabo, onde falou do pensamento funcional e energético, passando por obras menos “teóricas” como Crianças do Futuro, O Assassinato de Cristo ou Escuta Zé-Ninguém! |
Como pensar a expressão caracterial e social de uma sociedade moldada em processos de escravização?20/9/2022 Essa preocupação foi com o corpo? Como poderia se pensar, de forma mais geral e imediata a respeito da clínica de Reich, sim. Em parte. No entanto, nos parece que o corpo, mais do que nos atermos a uma “técnica clínica”, o corpo é o lugar onde as questões políticas e históricas da sociedade estão marcadas e é o lugar da memória que processa e guarda impulsos de vida, contradições, expressões de potência, expressões de reatividade, adesão a pensamentos e práticas libertárias ou adesão a pensamentos e práticas fascistóides ou “pestilentas”, como também designaria Reich.
0 Comments
Neste caso, ser responsável é dar conta de suas tarefas, dos teus papeis, de tudo que você assume fazer, de cumprir teus acordos. Sem muito questionamento. Em Reich, por outro lado, tem-se uma visão mais preocupada com a qualidade dessa responsabilidade. Esses acordos que você fez, são bons ou ruins para você? Esse fardo da responsabilidade que você carrega, te adoece ou te proporciona satisfação?
|
Conecte-se conoscoHistórico
Outubro 2023
Categorias |