A Escola Federico Navarro pode ser classificada como uma escola Pós-Reichiana por acrescentar aprofundamento e complexidade ao pensamento de Wilhelm Reich, avançando em suas considerações fundamentais e atualizando seus conceitos à luz de paradigmas científicos que avançaram a partir de seu tempo. Há uma diferença, contudo, desta denominação para a Neo-Reichiana onde podem ser enquadradas outras abordagens terapêuticas denominadas corporais que, apesar da inspiração em Reich, acrescentam elementos que não estão necessariamente de acordo com os princípios de base da teoria reichiana.
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Teoria
Na área teórica, o diálogo com outros campos de saber é estimulado, desde quando ligado a uma fundamentação teórica consistente. Mais que isso, acreditamos que este diálogo é fundamental à compreensão da obra reichiana que abriu um grande horizonte de pensamentos, e por isto a consideramos uma teoria em rede. O paradigma aberto por Reich abrange diversas disciplinas como a medicina, psicologia, pedagogia, sociologia, história, ciências sociais, física quântica e a cosmologia a partir do estudo conceitual e prático da energia vital ao qual deu o nome de Orgonomia. A EFEN estabelece como ponto de partida o intercâmbio transdisciplinar entre estes campos de saber, constituindo-se como um centro de pesquisa referenciado na comunicação e interação entre as perspectivas reichianas e as produções contemporâneas. |
Política
A compreensão política das dinâmicas vitais não apenas se estabelece como um dos pilares da teoria reichiana, como é a partir dela que todas as demais práticas interventivas ganham sentido e se tornam necessárias. Assim, o compromisso da EFEN com a política não se dá por nenhuma forma de partidarismo, mas pelo sentido de que cada prática tem um significado e um impacto social, o que exige responsabilidade e cuidado. Como dizia Navarro, diferente do prazer, a felicidade é um fenômeno social, e por isso, a prática reichiana é validada não apenas na possibilidade de aumento da expressão vital e complexidade das formas de sentir, quanto se tornam mais evidentes as implicações no campo social, na formação da sociedade e da cultura e de todas as relações que organizam estes espaços. Também nossa organização interna visa seguir os princípios da democracia do trabalho de Reich, de modo que cada espaço de reunião, supervisão ou aula é considerado um espaço público onde se busca promover relações igualitárias com respeito à coletividade. Objetivos institucionais 1. Difundir os conhecimentos desenvolvidos por Wilhelm Reich em sua amplitude, abarcando todas as fases de desenvolvimento de sua obra. Também, aprofundar estes conhecimentos mantendo a coerência com os princípios reichianos, por meio de: • Cursos, Palestras e Formação no interior do Instituto. • Estímulo a produção acadêmica e participação em Congressos. • Grupos de Estudo e de Pesquisa que abarquem autores pós-reichianos como Federico Navarro e Genovino Ferri. • Promoção de Palestras e Cursos de Extensão em Universidades e instituições de Ensino. • Criação de eventos que possibilitem o contato de professores de outros estados do Brasil ou outros países com os membros da Escola. • Fomento do diálogo da teoria reichiana com outros campos de saber a fins. 2. Sustentar o comprometimento político de Reich seguido os princípios da democracia do trabalho, promovendo o engajamento social, que se reflete na: • Clínica Social, com o compromisso de possibilitar o atendimento clínico em psicoterapia para alguns pacientes que não estão condições de arcar com os encargos da terapia no momento. • Posicionamento do terapeuta em relação ao paciente: há responsabilidade e respeito sem que seja necessária uma hierarquia, o terapeuta não se supõem superior o paciente. No contexto dessa relação horizontal, o contrato se estabelece com o consentimento de ambas as partes desde a primeira sessão. |