EFEN | Escola Pós-Reichiana Federico Navarro
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Escola Pós-Reichiana Federico Navarro      |       Conecte-se conosco

Perguntas Frequentes

Pergunta: Mesmo que eu não vá ingressar na Formação, posso me beneficiar dos Cursos Básicos, tanto em termos de desenvolvimento pessoal, quanto em termos de aprimoramento profissional?


​Sim. Os 4 Cursos Básicos da EFEN (confira aqui) foram desenvolvidos com o intuito de apresentar aos alunos o que consideramos as quatro bases do pensamento reichiano (Caráter, Sexualidade, Política e Energia) cujos conceitos são aplicados, simultaneamente, na prática clínica. Cada um dos 4 cursos detalhará uma faceta tanto da teoria reichiana, quanto da prática clínica, e, sobretudo, em modos distintos de observar a realidade e de aproximação as dinâmicas emocionais que vivemos em nossos cotidianos.

Por essa razão, o aluno pode realizar um ou mais cursos apenas como desenvolvimento pessoal, sem intenção de prosseguir na clínica, pois dificilmente a pessoa deixará de se sentir tocada e profundamente mobilizada em suas questões pessoais e emocionais ao longo do curso, por conta das vivências em aula, das discussões e da própria teoria reichiana que é bastante profunda e nos toca sensivelmente. Nosso objetivo é trazer uma experiência de aproximação ao pensamento de Reich que possa trazer benefícios e possibilidades na vida prática da pessoa.

Às vezes, o aluno ou aluna já se encontra atendendo em outra linha teórica que não a reichiana, e mesmo assim, caso decida participar de um dos 4 cursos, irá se beneficiar em sua própria prática clínica, ao agregar insights e compreensões que são próprias do pensamento reichiano, pela riqueza da sensibilidade não-verbal com que Reich busca discutir as questões. Em outros casos, com certa frequência, temos alunos que participam dos cursos e são advogados que trabalham com mediação de conflitos, ou profissionais que trabalham com educação, outros alunos que realizam trabalhos sociológicos, trabalham com dramaturgia ou dança, sempre observamos que todas essas áreas, assim como muitas outras, envolvem questões de profundidade emocional humana e o paradigma reichiano é um dos que mais nos fornece ferramentas para navegar nisso e, assim, percebemos que há sempre importantes contribuições ao participarem dos cursos.

Contudo, caso o aluno ou aluna pretenda atender aos 4 cursos com a intenção de se tornar um(a) Terapeuta Reichiano(a) formado pela EFEN, é necessário que atenda a certos requisitos que devem ser verificados nas Perguntas abaixo, bem como nas outras abas da FORMAÇÃO do site.
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Pergunta: Se eu fizer os 4 Cursos Básicos, isso me garante que eu vá participar, logo em seguida, dos Cursos Avançados (Formação)?


​Não. A Formação em Vegetoterapia Carátero-Analítica da EFEN não é uma formação com objetivos acadêmicos, mas sim, visa formar alunos que passarão por um processo teórico, técnico e vivencial a fim de se familiarizarem com as premissas do pensamento reichiano e serem capazes de incorporar, em si, os parâmetros básicos da condução clínica. Para tanto, o aluno deverá passar, ao longo de seu atendimento aos cursos, por alguns processos de familiarização com os parâmetros clínicos, processos de maturidade e de participação nas atividades da Escola.

Apenas uma proficiência acadêmica, teórica/textual, por parte do aluno, ainda que necessária, não garante que estará apto a participar da Formação e prosseguir nos Cursos Avançados, pois as exigências do processo não serão apenas intelectuais, mas envolverão contato afetivo, maturidade, capacidade de se relacionar com a coletividade (com o 3o campo social) e desenvolvimento no próprio processo terapêutico. É por essa razão que é muito importante que o aluno, ao longo dos Cursos Básicos, informe sua intenção de prosseguir e busque iniciar sua própria terapia com algum terapeuta da EFEN. A entrevista de admissão do aluno para o Avançado levará em conta o percurso do aluno conforme explicitado.
 
Pensemos no caso de um aluno ou aluna que tenha excelente proficiência textual ou um bom treinamento acadêmico após passar por um bacharelado, mas tenha muita dificuldade em reconhecer suas próprias sensações e sentimentos, tenha dificuldades em lidar com o coletivo de forma racional e se comunique, com frequência, de forma reativa. Enquanto que a teoria reichiana poderá ser compreendida facilmente, sob um determinado aspecto mais superficial e intelectual, os requisitos para ser capaz de vivenciar os conceitos de autoregulação, de conexão com o cerne biológico, de observação responsável das toxinas emocionais geradas pela couraça defensiva, que serão fundamentais para a prática, a condução clínica e a análise adequada das situações de contra-transferência (sentimentos do terapeuta que podem comprometer a boa condução clínica), podem ser mais difíceis, pois não passam por uma elaboração intelectual necessariamente.

Desde já, defendemos ser impossível compreender o pensamento reichiano de forma profunda apenas intelectualmente. Por essa razão, explicitamos que enquanto os Cursos Básicos são cursos livres que *podem* ser utilizados como matérias básicas da Formação, *entrar* na Formação requer um engajamento diferenciado onde serão avaliados outros parâmetros de compromisso e de adequação do aluno com o pensamento da Escola. É por essa razão que um dos requisitos de entrada no Módulo Avançado é a entrevista de admissão, tal como nos moldes de uma entrevista de admissão em um processo de Mestrado ou Doutorado de uma universidade.
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Pergunta: Se as aulas dos Cursos Básicos podem ser ministradas em formato online, eu poderia fazer a Formação inteira online?


​Não. Durante a pandemia abrimos a possibilidade de ministrar os 4 Cursos Básicos via encontros pelo Zoom, de forma online, buscando adaptar algumas dinâmicas de sala de aula a esse formato. Uma vez que termine o período de quarentena, todos os 4 Cursos Básicos voltarão a ser ministrados presencialmente e, concomitantemente, gravados em tempo real e dispostos online também, para que pessoas que não queiram ou possam comparecer à sede da EFEN em Botafogo (RJ) tenham a chance de participar também. Contudo, cabe orientarmos que a interação presencial será sempre mais profícua do que apenas online, uma vez que trabalhamos com o corpo, parâmetros energéticos e campo relacional e a transmissão pode ter alguma perda sendo apenas online.

No caso dos Cursos Avançados há uma dinâmica distinta, pois não podem ser feitos como Cursos Livres e fazem parte de um training técnico-analítico que tem como objetivo conduzir o aluno a se formar enquanto Terapeuta Reichiano. Para tanto, é preciso que ele realize não apenas os Cursos, mas realize sua Terapia Pessoal de Base com um terapeuta didata, de forma presencial. Sobretudo, os dois últimos Cursos Avançados não são possíveis de serem transmitidos sem a presença do(a) aluno(a), pois é onde detalhamos ainda mais os parâmetros técnicos e treinamos a pessoa via sua própria sensorialidade, suas percepções não-verbais, suas próprias dinâmicas e dificuldades energéticas, bem como possíveis dificuldades relacionais que, muitas vezes, não se restringem ao "quê", mas ao "como" se comunica e estabelece contatos.

​Tanto no Treinamento Teórico-Técnico (Cursos), quanto na Terapia Pessoal de Base, quanto nas Supervisões, esses parâmetros fogem a uma comunicação digital e não entendemos ser ético ou prudente autorizar um(a) aluno(a) a iniciar atendimentos, sobretudo numa linha reichiana, sem tê-los vivenciado dentro de si. A Terapia Reichiana não é uma terapia apenas verbal, feita com a mente, a partir de racionalizações, simbolizações e narrativas, é uma terapia feita com o corpo e é eminentemente relacional.


Pergunta: É possível participar novamente dos cursos já feitos, como ouvinte, sem pagar novamente?


​Sim. Os alunos que tiveram aproveitamento do curso (mínimo de 70% de presenças e 70% de deveres entregues com conceito bom ou excelente) podem refazer o curso on-line, sem restrições, ou presencialmente, caso as vagas físicas não tenham sido completadas. O aluno não precisará pagar novamente, mas deve se comprometer a entregar, até 15 dias após o término do curso, um artigo, em versão final, para ser publicado no Blog da Revista Fluxo, através da interlocução com pontos da matéria do curso. Caso o aluno não entregue o artigo no prazo, se compromete, desde o seu ingresso como ouvinte, a arcar com o pagamento do valor do curso.

No caso dos alunos que desejarem realizar novamente o curso como ouvintes, mas não tiveram o certificado de aproveitamento, poderão fazer novamente o curso acertando 50% do valor atual do mesmo e respeitando também a mesma regra da entrega do artigo, do caso acima.
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Pergunta: A Terapia Pessoal de Base que o(a) aluno(a) deve estar fazendo para ingressar no Módulo Avançado, necessita ser com um terapeuta reichiano da EFEN?


Sim. Existem alguns cenários possíveis dentro dessa pergunta. Se o(a) aluno(a) estiver de acordo em procurar, o quanto antes, um(a) terapeuta da EFEN para realizar sua Terapia Pessoal de Base, ele(a) cumpre um dos pré-requisitos para ingressar no Módulo Avançado (Formação). 

Contudo, pode haver o caso dele(a) já estar em terapia em outra linha terapêutica, com algum(a) terapeuta fora da EFEN. Nesse caso, o(a) aluno(a) deve estar ciente que a Terapia Pessoal de Base faz parte do Treinamento Clínico-Analítico na Metodologia Pós-Reichiana e um terapeuta de outra linha, que não maneja os mesmos códigos clínicos e teóricos e não possui um contato direto com a Escola, não poderá realizar esse papel de Terapeuta Didata na Formação do(a) aluno(a). Assim, dada a intenção do(a) mesmo(a) querer cursar o Módulo Avançado, deve estabelecer um diálogo com seu (sua) terapeuta atual, informar que será necessário mudar de terapeuta e realizar uma entrevista terapêutica para encontrar algum terapeuta da EFEN que possa atendê-lo(a) como seu Terapeuta Didata.

Há outro caso, em que o(a) aluno(a) esteja em terapia com algum(a) terapeuta de base reichiana fora da EFEN. Ainda que as bases da terapia atual possam ter diálogos com o pensamento reichiano, ou mesmo que o(a) terapeuta decida utilizar em seu arcabouço clínico os actings da Metodologia de Navarro, existem uma série de vieses e recortes do pensamento e da condução clínica que podem ser omitidos e/ou modelados de outra forma, que certamente tornariam inviável a participação do(a) aluno(a) nas Supervisões Clínicas da EFEN, uma vez que o(a) Supervisor(a) não poderá criar exceções ou diálogos alheios que comprometem a coesão do grupo de Supervisão. Por essas razões, cabe ao(à) aluno(a) atender às mesmas orientações dadas no caso acima.

Cabe lembrar que os dois casos prévios não podem ser resolvidos adotando-se dois terapeutas simultaneamente, um regular e habitual do(a) aluno(a) e outro que seria seu Terapeuta Didata na EFEN. Esse modo de resolução criará certamente problemas na condução terapêutica, uma vez que as intervenções envolvem proposição de actings, ab-reações caracteriais e corporais do(a) paciente, situações de transferência, de contra-transferência, que podem ocorrer de formas totalmente distintas e que tornariam a situação clínica caótica, ainda que os dois terapeutas pudessem criar diálogos constantes sobre o(a) paciente. Por isso, o(a) aluno(a) deve optar por apenas um Terapeuta que será o seu Didata de Base no percurso de Formação na EFEN.

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Pergunta: Como é a política de cancelamento dos Cursos Básicos (Livres/Formação)?


​Em todos os 4 Cursos Básicos, o aluno deverá realizar o pagamento integral do curso através das orientações do site, até, no máximo, antes do início da 2ª aula, a fim de poder participar da mesma. Contudo, se, ao longo do curso o aluno ou aluna não desejar ou, por alguma razão, não puder prosseguir, devolveremos o valor proporcional das aulas que ainda ocorrerão, calculado sobre o valor total do curso à vista.
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Pergunta: Como é a política de cancelamento dos Cursos Avançados (Formação)?


​Os 4 Cursos Avançados​ possuem uma forma de pagamento distinta dos Cursos Básicos, pois eles se destinam exclusivamente a desenvolver o(a) aluno(a) para os atendimentos clínicos em Terapia Reichiana (Vegetoterapia Carátero-Analítica). Enquanto os Cursos Básicos possuem datas de início e fim, número de aulas precisos e um valor estipulado para cada Curso, os Cursos Avançados podem se estender por mais ou menos encontros, sempre segundo um cronograma flexível, conforme surgirem demandas de aula no entendimento ou aprofundamento da matéria. Por essa razão, o pagamento dos Cursos Avançados se dá na forma de uma mensalidade e as aulas seguem sequencialmente, respeitando os períodos letivos, um Curso Avançado sendo seguido pelo seguinte, até o final da Formação.

Caso o(a) aluno(a) decida interromper a Formação por qualquer razão, basta que comunique aos professores e terapeuta didata sua decisão e acerte o pagamento da fração da mensalidade que foi frequentada ou quaisquer mensalidades que possua em aberto. As demais decorrências da interrupção podem ser conferidas aqui nesse link. 
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Pergunta: Se eu fizer a Formação, poderei ganhar o título de "Terapeuta Reichiano", mesmo que eu não tenha formação acadêmica em Psicologia ou Psiquiatria? Como proceder se eu não for da área de saúde ou humanas?


​Essa é uma pergunta importante e merece um pouco mais de detalhamento. Muitos de nossos alunos vêm de áreas acadêmicas de saúde e humanas, ainda que a Formação seja aberta a profissionais de outras áreas. A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) classifica a "Terapia Reichiana", assim como as diferentes Psicanálises, a Gestalt-terapia, dentre outras, como Terapia Naturista. Ela engloba uma série de outras práticas terapêuticas diversas, como pode ser conferido no site (https://www.sinnatural.com.br/cartilha-dos-direitos-dos-terapeutas/ ), que não são regulamentadas por nenhum órgão federal específico. É por essa razão que aconselhamos aos alunos que se filiem a algum Conselho Profissional na área de saúde ou humanas (ex: CRP - Conselho Regional de Psicologia, COFFITO/CREFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, CRM - Conselho Regional de Medicina, etc.), ou, ao menos a alguma Federação ou Sindicato de Terapeutas Naturistas (veja links na próxima Pergunta), que possa fornecer ao aluno suporte legal e, sobretudo, diretrizes de um código de ética que deverá ser respeitado, segundo cada Conselho Federal, Federação ou Sindicato que o aluno decida seguir.

O treinamento clínico-analítico fornecido pelos professores da EFEN busca preparar teórica e tecnicamente o aluno para operar com a prática reichiana e pós-reichiana, contudo, a *autorização* da prática está relacionada às questões acima. Na entrevista, com um futuro paciente/analisando, o aluno formado poderá dizer que é "terapeuta reichiano em formação na EFEN" ou "formado pela EFEN". Se um aluno formado pela EFEN for Psicólogo, poderá dizer que é Psicólogo e Terapeuta Reichiano ou Psicoterapeuta Reichiano (apesar de evitarmos o termo por não acreditarmos se adequar corretamente ao pensamento unitário funcional reichiano). Da mesma forma, esse aluno poderia ser Psicólogo e Acupunturista, como ocupações associadas, mas separadas. Um outro profissional pode ser Fisioterapeuta, Osteopata e Terapeuta Reichiano. Contudo, por restrições do Conselho de Psicologia, em particular, um Psicólogo não deveria se dizer Psicólogo e Terapeuta Floral (ou Astrólogo, ou Terapeuta de Renascimento, por exemplo), como práticas associadas, uma vez que o código de ética do Conselho de Psicologia não reconhece essas práticas como válidas, mas o permite à acupuntura e terapia reichiana (para saber mais: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/ e https://site.cfp.org.br/acupuntura/).

No caso de um aluno ou aluna formado em uma faculdade de Dança, por exemplo, ao final da Formação poderia se divulgar como Instrutor de Dança e Terapeuta Reichiano, ou ainda, fora de uma área acadêmica, se divulgar como Homeopata leigo e Terapeuta Reichiano, por exemplo. Contudo, como a compreensão do pensamento clínico reichiano e pós-reichiano depende de uma importante carga de leituras, estudos e entendimentos, tanto de fisiologia humana como de dinâmicas emocionais e psicológicas, é recomendado que o aluno tenha alguma formação prévia nas áreas de saúde ou humanas. Conforme nos demonstra a experiência, percebemos que as pessoas que não vêm dessas áreas acabam tendo uma exigência maior de estudos ou um tempo maior nos Cursos Básicos e Terapia Pessoal de Base, a fim de se familiarizarem vivencialmente e/ou teoricamente com parâmetros que não foram de sua formação original. Nosso compromisso em levar o aluno ao Módulo Avançado é responsável, no sentido de podermos ter a liberdade de avaliar se a pessoa está apta a se aprofundar como alguém capaz de atender dentro de um rigor técnico e maturidade pessoal. Independente de que área venha o aluno, é preciso que possamos orientá-lo a realizar estudos complementares, caso se faça necessário, a um aprofundamento dentro do pensamento da EFEN ou um tempo maior de terapia antes de ingressar no Avançado. Não é um caminho linear, em alguns casos.
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Pergunta: Que qualificação profissional eu ganho após concluir a Formação?


​Após concluir a Formação em Terapia Reichiana na EFEN (Vegetoterapia Carátero-Analítica, método Federico Navarro), uma vez atendidos os requisitos para a obtenção do Diploma, você estará certificado pela EFEN e seu coletivo de professores a atuar como "Terapeuta Reichiano formado pela EFEN". Como descrito no tópico acima, a Terapia Reichiana está enquadrada na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, na CONCLA - Classificação Nacional de Classificação e na CNAE - Classificação Nacional de Atividade Econômica, com seus devidos códigos, assim como outras técnicas e abordagens terapêuticas também estão, como a Psicanálise, a Bioenergética, a Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, a Homeopatia, dentre outras, reconhecidas como profissões pelo Ministério do Trabalho.

Mais informações podem ser encontradas nos links a seguir:

FENATE (Federação Nacional dos Terapeutas): https://www.fenate.org.br/noticias/n2009/n2009-02-26-cbo.html
SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas): www.sinaten.com.br/paginas/boletim/ler_boletim.php?codigo=37
SINTEN (Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro): https://pt-br.facebook.com/SintenrjSindicatoDosTerapeutasNaturistasDoEstRj/
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Pergunta: A Terapia Reichiana se enquadra como uma PICS (Prática Integrativa e Complementar em Saúde) apoiada pelo Ministério da Saúde?


​Sim. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e recomenda a inclusão das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), conhecidas no Brasil como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), para serem inseridas nos sistemas nacionais de saúde dos países ao redor do mundo. As denominadas "psicoterapias corporais", nas quais se inserem a Terapia Reichiana (Vegetoterapia Caráctero-Analítica), a Bioenergética, a Biossíntese, dentre outras, se inserem, como técnicas terapêuticas relevantes por estarem alinhadas ao paradigma de saúde integrativa. A preocupação da OMS em apoiar o desenvolvimento das PICS e das MTCI vem pela importância que estas práticas trazem para o fomento de uma saúde de qualidade, integral e de acesso para toda a população. É uma mudança no modelo convencional que está focado na doença, na intervenção, medicalização e procedimentos de alta complexidade para um modelo de promoção da saúde, focado na melhoria da qualidade de vida e no empoderamento das pessoas em práticas de mudança de estilo de vida.

O campo das PICS abarca recursos terapêuticos que busquem estimular os mecanismos naturais de prevenção no agravamento de doenças e padecimentos existentes, bem como de tecnologias eficazes e seguras para recuperação da saúde, por meio de vínculos terapêuticos, integração da pessoa com seu meio ambiente e a sociedade, através dos parâmetros de autoregulação e autocuidado, que também são bastante caros ao pensamento clínico reichiano.


Pergunta: O que são as Terapias Energéticas Convergentes (TEC) e qual é a relação com a Terapia Reichiana?

Federico Navarro, em suas obras A Somatopsicodinâmica das Biopatias e Orgonomia Clínica, defendeu a necessidade do Terapeuta Reichiano ser capaz de indicar ou mesmo ministrar alguma terapêutica energética aos pacientes/analisandos, a fim de auxiliá-los em seus processos de equilíbrio emocional, melhorias na capacidade de contato, de melhor equilíbrio em seu fluxo energético e incremento de quantum energético em alguns casos.

A Terapia Reichiana trabalha no sentido de promover uma gestão mais eficiente das defesas caracteriais, com um ganho importante de consciência relacional e produção de menor toxicidade (social e interna) produzida por suas couraças. Contudo, esse processo pode incluir confrontos e instabilidades dos sistemas defensivos internos cronificados, que podem exigir um certo quantum de vitalidade do paciente/analisando que pode estar bastante debilitado no momento. Por essa razão, Navarro orienta que há a necessidade do Terapeuta Reichiano avaliar o trabalho conjunto com algumas Terapias Energéticas Convergentes à atuação da Vegetoterapia Caráctero-Analítica (Terapia Reichiana), a fim de se obter um bom prognóstico clínico.

​Alguns exemplos de TEC são: o uso da Caixa de Orgon, o uso da Manta Orgônica, o uso da Acupuntura (ou outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa), o uso de Fitoterápicos, Alimentação Funcional, Meditação, dentre muitas outras. Na EFEN incentivamos os alunos a se capacitarem no conhecimento de uma ou mais Terapias Energéticas Convergentes que possam abrir suas percepções e diálogos com a clínica reichiana.

Contudo, a maior orientação que fornecemos, nesse sentido, é que o uso das TEC deve sempre ser avaliado à luz não apenas da própria orientação diagnóstica da técnica escolhida, mas, sobretudo, das orientações diagnósticas e prognósticas da Vegetoterapia Carátero-Analítica. As TEC são convergentes a esse trabalho e não o substitui em nenhuma instância. Faz parte do treinamento clínico-analítico da Formação orientar o aluno sobre como proceder com as TEC de modo a não perder sua base nos diagnósticos e prognósticos da Vegeto e inadvertidamente acabar por fazer um pot-pourri, uma miscelânea de técnicas, o que criará uma perda de orientação clínica e poderá conduzir a terapia a uma situação caótica. Por essa razão, na EFEN primamos por um rigor técnico e metodológico da Vegetoterapia e ensinamos aos alunos como navegar com segurança nas TEC.
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