Pergunta: Mesmo que eu não vá ingressar na Formação, posso me beneficiar dos Cursos Básicos, tanto em termos de desenvolvimento pessoal, quanto em termos de aprimoramento profissional?
Sim. Os 4 Cursos Básicos da EFEN (confira aqui) foram desenvolvidos com o intuito de apresentar aos alunos o que consideramos as quatro bases do pensamento reichiano (Caráter, Sexualidade, Política e Energia) cujos conceitos são aplicados, simultaneamente, na prática clínica. Cada um dos 4 cursos detalhará uma faceta tanto da teoria reichiana, quanto da prática clínica, e, sobretudo, em modos distintos de observar a realidade e de aproximação as dinâmicas emocionais que vivemos em nossos cotidianos.
Por essa razão, o aluno pode realizar um ou mais cursos apenas como desenvolvimento pessoal, sem intenção de prosseguir na clínica, pois dificilmente a pessoa deixará de se sentir tocada e profundamente mobilizada em suas questões pessoais e emocionais ao longo do curso, por conta das vivências em aula, das discussões e da própria teoria reichiana que é bastante profunda e nos toca sensivelmente. Nosso objetivo é trazer uma experiência de aproximação ao pensamento de Reich que possa trazer benefícios e possibilidades na vida prática da pessoa.
Às vezes, o aluno ou aluna já se encontra atendendo em outra linha teórica que não a reichiana, e mesmo assim, caso decida participar de um dos 4 cursos, irá se beneficiar em sua própria prática clínica, ao agregar insights e compreensões que são próprias do pensamento reichiano, pela riqueza da sensibilidade não-verbal com que Reich busca discutir as questões. Em outros casos, com certa frequência, temos alunos que participam dos cursos e são advogados que trabalham com mediação de conflitos, ou profissionais que trabalham com educação, outros alunos que realizam trabalhos sociológicos, trabalham com dramaturgia ou dança, ou são terapeutas holísticos, sempre observamos que todas essas áreas, assim como muitas outras, envolvem questões de profundidade emocional humana e o paradigma reichiano é um dos que mais nos fornece ferramentas para navegar nisso e, assim, percebemos que há sempre importantes contribuições ao participarem dos cursos.
Contudo, caso o aluno ou aluna pretenda atender aos 4 cursos com a intenção de se tornar um(a) Terapeuta Reichiano(a) formado pela EFEN, é necessário que atenda a certos requisitos que devem ser verificados nas Perguntas abaixo, bem como nas outras abas da FORMAÇÃO do site.
Pergunta: Como são os 2 tipos de Certificados que eu posso receber após concluir um Curso Básico ou Avançado na EFEN?
Os dois são: "Curso livre com aproveitamento" e apenas "Curso livre". Ao final de cada Curso que o aluno participar na EFEN, seja um curso do Módulo Básico, seja do Módulo Avançado, ele receberá por e-mail um Certificado. É muito importante que haja atenção ao tipo de Certificado emitido, pois ele conterá a informação se o mesmo servirá ou não como aproveitamento para matéria da Formação. O aproveitamento para matéria é dado se o aluno obteve um mínimo de 70% das presenças e 70% dos exercícios propostos contabilizados. Abaixo disso, apenas é conferido o Certificado de curso livre.
Vamos dar um exemplo. Se o aluno fez o Curso Básico "Introdução à Clínica Reichiana - Análise do Caráter" e obteve aproveitamento do Curso, o texto que estará no seu Certificado irá incluir: "...curso livre com carga horária de 21h com aproveitamento para módulo básico da formação em vegetoterapia caractero-analítica". Caso o aluno não obteve aproveitamento do Curso, o texto do seu Certificado irá apenas dizer: "...curso livre com carga horária de 21h", sem qualquer menção ao aproveitamento. Cabe ao aluno acompanhar sua situação e o Certificado que recebeu para que possa ajustar suas expectativas quanto ao ingresso na Formação.
Os alunos que comparecerem a menos de 50% dos encontros do Curso não recebem Certificado.
Pergunta: Se eu fizer os 4 Cursos Básicos, isso me garante que eu vá participar, logo em seguida, dos Cursos Avançados (Formação)?
Não. A Formação em Vegetoterapia Carátero-Analítica da EFEN não é uma formação com objetivos acadêmicos, mas sim, visa formar alunos que passarão por um processo teórico, técnico e vivencial a fim de se familiarizarem com as premissas do pensamento reichiano e serem capazes de incorporar, em si, os parâmetros básicos da condução clínica. Para tanto, o aluno deverá passar, ao longo de seu atendimento aos cursos, por alguns processos de familiarização com os parâmetros clínicos, processos de maturidade e de participação nas atividades da Escola.
Apenas uma proficiência acadêmica, teórica/textual, por parte do aluno, ainda que necessária, não garante que estará apto a participar da Formação e prosseguir nos Cursos Avançados, pois as exigências do processo não serão apenas intelectuais, mas envolverão contato afetivo, maturidade, capacidade de se relacionar com a coletividade (com o 3o campo social) e desenvolvimento no próprio processo terapêutico. É por essa razão que é muito importante que o aluno, ao longo dos Cursos Básicos, informe sua intenção de prosseguir e busque iniciar sua própria terapia com algum terapeuta da EFEN. A entrevista de admissão do aluno para o Avançado levará em conta o percurso do aluno conforme explicitado.
Pensemos no caso de um aluno ou aluna que tenha excelente proficiência textual ou um bom treinamento acadêmico após passar por um bacharelado, mas tenha muita dificuldade em reconhecer suas próprias sensações e sentimentos, tenha dificuldades em lidar com o coletivo de forma racional e se comunique, com frequência, de forma reativa. Enquanto que a teoria reichiana poderá ser compreendida facilmente, sob um determinado aspecto mais superficial e intelectual, os requisitos para ser capaz de vivenciar os conceitos de autoregulação, de conexão com o cerne biológico, de observação responsável das toxinas emocionais geradas pela couraça defensiva, que serão fundamentais para a prática, a condução clínica e a análise adequada das situações de contra-transferência (sentimentos do terapeuta que podem comprometer a boa condução clínica), podem ser mais difíceis, pois não passam por uma elaboração intelectual necessariamente.
Desde já, defendemos ser impossível compreender o pensamento reichiano de forma profunda apenas intelectualmente. Por essa razão, explicitamos que enquanto os Cursos Básicos são cursos livres que *podem* ser utilizados como matérias básicas da Formação, *entrar* na Formação requer um engajamento diferenciado onde serão avaliados outros parâmetros de compromisso e de adequação do aluno com o pensamento da Escola. É por essa razão que um dos requisitos de entrada no Módulo Avançado é a entrevista de admissão, tal como nos moldes de uma entrevista de admissão em um processo de Mestrado ou Doutorado de uma universidade.
Pergunta: Os Cursos Avançados podem ser iniciados logo após a conclusão dos 4 Cursos Básicos?
Depende de quando será o início da próxima turma do Módulo Avançado (Formação). Enquanto que os Cursos Básicos seguem um cronograma anual (dados 1 vez ao ano) e podem ser feitos em qualquer ordem pelos alunos, os Cursos Avançados somente podem ser frequentados depois que o(a) aluno(a) for admitido na Formação, desde que cumpra os requisitos. Como as turmas dos Cursos Avançados ocorrem sequencialmente, no período da Formação, o ingresso nos mesmos depende de que uma nova turma de Formação seja aberta. Assim, dependendo de seu percurso, o(a) aluno(a) talvez necessite aguardar algum tempo após a conclusão de seu último Curso Básico para ingressar no Módulo Avançado.
Nesse interim, recomendamos aos alunos que sigam em contato com a Escola, frequentando novamente os Cursos Básicos como ouvintes. Essa manutenção dos estudos no pensamento reichiano certamente é benéfica, pois é comum alunos relatarem que participar novamente dos Cursos Básicos após terem completado os 4 Básicos, cria um outro nível de entendimento e de visão holística do pensamento reichiano, bem como ajuda a completar lacunas e ligações que ficaram em aberto.
É importante ao(à) aluno(a) que pretenda ingressar na Formação, que se informe da data de próxima abertura do Módulo Avançado.
Depende de quando será o início da próxima turma do Módulo Avançado (Formação). Enquanto que os Cursos Básicos seguem um cronograma anual (dados 1 vez ao ano) e podem ser feitos em qualquer ordem pelos alunos, os Cursos Avançados somente podem ser frequentados depois que o(a) aluno(a) for admitido na Formação, desde que cumpra os requisitos. Como as turmas dos Cursos Avançados ocorrem sequencialmente, no período da Formação, o ingresso nos mesmos depende de que uma nova turma de Formação seja aberta. Assim, dependendo de seu percurso, o(a) aluno(a) talvez necessite aguardar algum tempo após a conclusão de seu último Curso Básico para ingressar no Módulo Avançado.
Nesse interim, recomendamos aos alunos que sigam em contato com a Escola, frequentando novamente os Cursos Básicos como ouvintes. Essa manutenção dos estudos no pensamento reichiano certamente é benéfica, pois é comum alunos relatarem que participar novamente dos Cursos Básicos após terem completado os 4 Básicos, cria um outro nível de entendimento e de visão holística do pensamento reichiano, bem como ajuda a completar lacunas e ligações que ficaram em aberto.
É importante ao(à) aluno(a) que pretenda ingressar na Formação, que se informe da data de próxima abertura do Módulo Avançado.
Pergunta: Se as aulas dos Cursos Básicos podem ser ministradas em formato online, eu poderia fazer a Formação inteira online?
Não. Durante a pandemia abrimos a possibilidade de ministrar os 4 Cursos Básicos via encontros pelo Zoom, de forma online, buscando adaptar algumas dinâmicas de sala de aula a esse formato. Uma vez que termine o período de quarentena, todos os 4 Cursos Básicos voltarão a ser ministrados presencialmente e, concomitantemente, gravados em tempo real e dispostos online também, para que pessoas que não queiram ou possam comparecer à sede da EFEN em Botafogo (RJ) tenham a chance de participar também. Contudo, cabe orientarmos que a interação presencial será sempre mais profícua do que apenas online, uma vez que trabalhamos com o corpo, parâmetros energéticos e campo relacional e a transmissão pode ter alguma perda sendo apenas online.
No caso dos Cursos Avançados há uma dinâmica distinta, pois não podem ser feitos como Cursos Livres e fazem parte de um training técnico-analítico que tem como objetivo conduzir o aluno a se formar enquanto Terapeuta Reichiano. Para tanto, é preciso que ele realize não apenas os Cursos, mas realize sua Terapia Pessoal de Base com um terapeuta didata, de forma presencial. Sobretudo, o último Curso Avançado não é possível de ser transmitido sem a presença do(a) aluno(a), pois é onde detalhamos ainda mais os parâmetros técnicos e treinamos a pessoa via sua própria sensorialidade, suas percepções não-verbais, suas próprias dinâmicas e dificuldades energéticas, bem como possíveis dificuldades relacionais que, muitas vezes, não se restringem ao "quê", mas ao "como" se comunica e estabelece contatos.
Tanto no Treinamento Teórico-Técnico (Cursos), quanto na Terapia Pessoal de Base, quanto nas Supervisões, esses parâmetros fogem a uma comunicação digital e não entendemos ser ético ou prudente autorizar um(a) aluno(a) a iniciar atendimentos, sobretudo numa linha reichiana, sem tê-los vivenciado dentro de si. A Terapia Reichiana não é uma terapia apenas verbal, feita com a mente, a partir de racionalizações, simbolizações e narrativas, é uma terapia feita com o corpo e é eminentemente relacional.
Pergunta: É possível participar novamente dos cursos já feitos, como ouvinte, novamente?
Sim. Os alunos podem refazer os cursos on-line ou presencialmente, caso as vagas físicas não tenham sido completadas. Assistir os cursos básicos novamente traz um incremento importante no entendimento dos alunos da matéria, dos conceitos, nas vivências e na sua formação clínica.
Para tanto, pedimos duas contrapartidas para o benefício do coletivo da Escola. O primeiro é a contribuição do(a) aluno(a) de 15% ou 50% do valor à vista do curso, dependendo se teve ou não aproveitamento anteriormente. O segundo é a contribuição de um artigo para o Blog da Revista Fluxo. É uma forma do(a) aluno(a) exercitar o que aprendeu com a escrita e poder contribuir com seu conhecimento com o coletivo. Uma segunda possibilidade de contribuição, que não seja o artigo, é o(a) aluno(a) trazer para o curso um(a) aluno(a) pagante, que não tenha feito nenhum curso na EFEN. Basta avisar sobre essa opção no momento da inscrição.
A regra de entrega para o artigo é que o(a) aluno(a) o entregue em até 15 dias após o término do curso, em versão final, para ser publicado no Blog da Revista Fluxo, através da interlocução com pontos da matéria do curso em questão. Os monitores do curso irão instruir como confeccionar o artigo que deverá ser em linha com os textos publicados no Blog. Caso o aluno não entregue o artigo no prazo, se compromete, desde o seu ingresso como ouvinte, a arcar com um pagamento extra de 35% do valor do curso à vista.
Em resumo, há dois casos:
• Alunos ouvintes que tiveram aproveitamento do curso (mínimo de 70% de presenças e 70% de exercícios entregues com conceito bom ou excelente): pagam a taxa de 15% do valor à vista do Curso e devem entregar o artigo no prazo ou trazer o(a) amigo(a) pagante no lugar do artigo. Caso o artigo não seja entregue no prazo, o aluno fica desobrigado a entregar o artigo e deve pagar mais 35% do valor do Curso, totalizando 50%.
• Alunos ouvintes que não tiveram aproveitamento do curso (mais do que 30% de faltas ou 30% de exercícios não entregues ou entregues com conceito regular): pagam a taxa de 50% do valor à vista do Curso e devem entregar o artigo no prazo ou trazer o(a) amigo(a) pagante no lugar do artigo. Caso o artigo não seja entregue no prazo, o aluno fica desobrigado a entregar o artigo e deve pagar mais 35% do valor do Curso, totalizando 85%.
O aluno que estiver em débito com a Escola, nesse sentido, fica impossibilitado de participar de novos cursos do Módulo Básico e Avançado até regularizar a pendência financeira junto à mesma.
A possibilidade de refazer os cursos básicos como ouvinte não apenas é bem-vinda como é importante sobretudo para aqueles que pretendem ingressar no Módulo Avançado da Formação. Há normalmente um período de espera entre o final de um Módulo Avançado e o início de outro, e, como dissemos, é importante que o(a) aluno(a) possa refazer os cursos como ouvinte nesse período, manter um diálogo com a Escola e ter iniciado sua Terapia Pessoal de Base. As aulas do Básico costumam trazer muitas informações e distinções às quais a pessoa não está acostumada e entrar no pensamento reichiano requer um passeio por vários ângulos através de um modo de pensar não linear. O objetivo dos cursos é também tocar as pessoas por esses vários ângulos até que os conceitos comecem a passar por dentro. Então, para os que estiverem nesse momento de aguardar o próximo Avançado, refazer os cursos básicos é algo que só vem a acrescentar, pois aproveitar-se-á mais o que será transmitido depois, na medida em que o(a) aluno(a) trouxer mais entendimentos de base consigo.
Pergunta: A Terapia Pessoal de Base que o(a) aluno(a) deve estar fazendo para ingressar no Módulo Avançado, necessita ser com um terapeuta reichiano da EFEN?
Sim. Existem alguns cenários possíveis dentro dessa pergunta. Se o(a) aluno(a) estiver de acordo em procurar, o quanto antes, um(a) terapeuta da EFEN para realizar sua Terapia Pessoal de Base, ele(a) cumpre um dos pré-requisitos para ingressar no Módulo Avançado (Formação).
Contudo, pode haver o caso de ele(a) já estar em terapia em outra linha terapêutica, com algum(a) terapeuta fora da EFEN. Nesse caso, o(a) aluno(a) deve estar ciente que a Terapia Pessoal de Base faz parte do Treinamento Clínico-Analítico na Metodologia Pós-Reichiana e um terapeuta de outra linha, que não maneja os mesmos códigos clínicos e teóricos e não possui um contato direto com a Escola, não poderá realizar esse papel de Terapeuta Didata na Formação do(a) aluno(a). Assim, dada a intenção do(a) mesmo(a) querer cursar o Módulo Avançado, deve estabelecer um diálogo com seu (sua) terapeuta atual, informar que será necessário mudar de terapeuta e realizar uma entrevista terapêutica para encontrar algum terapeuta da EFEN que possa atendê-lo(a) como seu Terapeuta Didata.
Há outro caso, em que o(a) aluno(a) esteja em terapia com algum(a) terapeuta de base reichiana fora da EFEN. Ainda que as bases da terapia atual possam ter diálogos com o pensamento reichiano, ou mesmo que o(a) terapeuta decida utilizar em seu arcabouço clínico os actings da Metodologia de Navarro, existem uma série de vieses e recortes do pensamento e da condução clínica que podem ser omitidos e/ou modelados de outra forma, que certamente tornariam inviável a participação do(a) aluno(a) nas Supervisões Clínicas da EFEN, uma vez que o(a) Supervisor(a) não poderá criar exceções ou diálogos alheios que comprometem a coesão do grupo de Supervisão. Por essas razões, cabe ao(à) aluno(a) atender às mesmas orientações dadas no caso acima.
Cabe lembrar que os dois casos prévios não podem ser resolvidos adotando-se dois terapeutas simultaneamente, um regular e habitual do(a) aluno(a) e outro que seria seu Terapeuta Didata na EFEN. Esse modo de resolução criará certamente problemas na condução terapêutica, uma vez que as intervenções envolvem proposição de actings, ab-reações caracteriais e corporais do(a) paciente, situações de transferência, de contra-transferência, que podem ocorrer de formas totalmente distintas e que tornariam a situação clínica caótica, ainda que os dois terapeutas pudessem criar diálogos constantes sobre o(a) paciente. Por isso, o(a) aluno(a) deve optar por apenas um Terapeuta que será o seu Didata de Base no percurso de Formação na EFEN.
Pergunta: O que é a "Terapia de Controle"? Por que ela pode ser necessária durante a Terapia Pessoal de Base (Módulo Avançado)?
(a escrever).
Pergunta: Como é a política de cancelamento dos Cursos Básicos (Livres/Formação)?
Em todos os 4 Cursos Básicos, o aluno deverá realizar o pagamento integral do curso através das orientações do site, até, no máximo, antes do início da 2ª aula, a fim de poder participar da mesma. Contudo, se, ao longo do curso o aluno ou aluna não desejar ou, por alguma razão, não puder prosseguir, devolveremos o valor proporcional das aulas que ainda ocorrerão, calculado sobre o valor total do curso à vista. Como temos duas modalidades de pagamento, seguem as regras de devolução de cada caso:
Para os alunos que fizeram pagamento à vista (transferência bancária ou depósito):
Ao solicitar o cancelamento do curso através do e-mail [email protected], o aluno deve informar sua conta para transferência bancária. O prazo após a solicitação é de até 7 dias úteis, após o recebimento do e-mail, para a devolução do valor proporcional como consta acima.
Para os alunos que pagaram através do Sympla (1x no cartão de crédito ou parcelado no cartão):
O aluno deve solicitar o cancelamento através do e-mail [email protected] e calcularemos o valor de devolução proporcional. O prazo para devolução será em até 7 dias úteis após o final do curso, em função do prazo do repasse do Sympla à Escola.
Pergunta: Como é a política de cancelamento dos Cursos Avançados (Formação)?
Os 4 Cursos Avançados possuem uma forma de pagamento distinta dos Cursos Básicos, pois eles se destinam exclusivamente a desenvolver o(a) aluno(a) para os atendimentos clínicos em Terapia Reichiana (Vegetoterapia Carátero-Analítica). Enquanto os Cursos Básicos possuem datas de início e fim, número de aulas precisos e um valor estipulado para cada Curso, os Cursos Avançados podem se estender por mais ou menos encontros, sempre segundo um cronograma flexível, conforme surgirem demandas de aula no entendimento ou aprofundamento da matéria. Por essa razão, o pagamento dos Cursos Avançados se dá na forma de uma mensalidade e as aulas seguem sequencialmente, respeitando os períodos letivos, um Curso Avançado sendo seguido pelo seguinte, até o final da Formação.
Caso o(a) aluno(a) decida interromper a Formação por qualquer razão, basta que comunique aos professores e terapeuta didata sua decisão e acerte o pagamento da fração da mensalidade que foi frequentada ou quaisquer mensalidades que possua em aberto. As demais decorrências da interrupção podem ser conferidas aqui nesse link. O(a) aluno(a) que obteve aproveitamento de um Curso Avançado (são 4 no total do Módulo Avançado) receberá um certificado de participação do mesmo como um Curso Livre.
Pergunta: Por que a Formação é pensada para profissionais da área de saúde?
Essa é uma pergunta importante e merece um pouco mais de detalhamento. A nossa Formação é prioritariamente destinada a profissionais da área de saúde. Há algumas razões para isso. A maior delas é que, apesar da Terapia Reichiana não ser domínio de nenhuma formação acadêmica específica, ao habilitarmos o(a) aluno(a) com técnicas, distinções e treinamentos clínicos, ele(a) irá lidar diretamente com padecimentos e sofrimentos mentais, emocionais e somatopsíquicos humanos. Existem muitos erros de condução e inabilidades que, ao ocorrerem nos atendimentos, podem conduzir os pacientes a um padecimento maior ainda e, não raro, descompensações emocionais graves. É por isso que a nossa maior preocupação com o rigor na Formação do(a) aluno(a) futuro terapeuta é que seja capaz de manejar a terapia com segurança, de acordo com os códigos pós-reichianos de diagnósticos e prognósticos (sempre reatualizáveis enquanto projeto terapêutico), possíveis diálogos com psiquiatras, terapia pessoal de base e frequência nas supervisões clínicas. A metodologia clínica de Federico Navarro que utilizamos é particularmente orientada a esse tipo de cuidado e prevenção de possíveis agravamentos.
Um(a) aluno(a) que teve uma formação acadêmica de base em uma das áreas de saúde, além de outras formas de treinamento teórico-clínico durante 4 ou mais anos na academia, teve também treinamento clínico prático durante sua formação de base e, por isso, tem maior familiaridade com processos terapêuticos do que outras pessoas que se formaram em outras áreas. Há também questões éticas em saúde, que são distintas a éticas em outras áreas de atuação humanas. A preparação para ser terapeuta se pauta em grande parte na preparação para as dificuldades que o(a) terapeuta irá enfrentar, que incluem dores emocionais, bloqueios, estratégias de defesa, crenças e, sobretudo, estruturas caracteriais-energéticas que possibilitam ou dificultam as pessoas a enfrentarem contatos mais diretos com as realidades. Nesse sentido, existe uma diferença grande, na prática, entre pessoas que trazem uma bagagem terapêutica pessoal e de estudos em áreas de saúde e aquelas que estão iniciando esse entendimento a partir dos estudos na EFEN.
Pode haver o caso de alunos que não venham de áreas de saúde e desejem se tornar Terapeutas Reichianos. Essa opção não é vetada, contudo, o(a) aluno(a) necessitará apresentar diálogos com a Escola, passar por um processo dentro da EFEN onde possamos compreender sua trajetória e desenvolvimento, bem como discutir com o coletivo suas possibilidades de percurso.
Conforme nos demonstra a experiência, percebemos que as pessoas que não vêm de áreas de saúde acabam tendo uma exigência maior de estudos ou um tempo maior nos Cursos Básicos e Terapia Pessoal de Base, a fim de se familiarizarem vivencialmente e/ou teoricamente com parâmetros que não foram de sua formação original. Nosso compromisso em levar o aluno ao Módulo Avançado é responsável, no sentido de podermos ter a liberdade de avaliar e deliberar se a pessoa está apta a receber orientações posteriores, bem como avaliar se o(a) aluno(a) é, no momento, capaz de atender dentro de um rigor técnico e maturidade pessoal.
Independente de que área venha o(a) aluno(a), nos reservamos ao direito de poder orientá-lo(a) a realizar estudos complementares na área de saúde, caso se faça necessário, a um aprofundamento dentro do pensamento da EFEN ou um tempo maior de terapia pessoal de base antes de ingressar no Avançado. Não é um caminho linear, em alguns casos, e por isso torna-se importante a entrevista de admissão no Módulo Avançado, bem como diálogos ao longo dos Cursos Básicos a fim de dirimir dúvidas e receber orientações.
Pergunta: Se eu fizer a Formação, poderei ganhar o título de "Terapeuta Reichiano", mesmo que eu não tenha formação acadêmica em Psicologia ou Psiquiatria? Como se enquadra profissionalmente a "Terapia Reichiana"?
A maior parte de nossos alunos vêm de áreas acadêmicas de saúde, ainda que a Formação seja aberta, em casos específicos, a profissionais de outras áreas. A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) classifica a "Terapia Reichiana", assim como as diferentes Psicanálises, a Gestalt-terapia, dentre outras, como Terapia Naturista. Ela engloba uma série de outras práticas terapêuticas diversas, como pode ser conferido no site (https://www.sinnatural.com.br/cartilha-dos-direitos-dos-terapeutas/ ), que não são regulamentadas por nenhum órgão federal específico. É por essa razão que aconselhamos aos alunos que se filiem aos seus Conselhos Profissionais na área de saúde (ex: CRP - Conselho Regional de Psicologia, COFFITO/CREFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, CRM - Conselho Regional de Medicina, etc.), ou, ao menos a alguma Federação ou Sindicato de Terapeutas Naturistas (veja links na próxima Pergunta) que possa fornecer ao aluno suporte legal e, sobretudo, diretrizes de um código de ética que deverá ser respeitado, segundo cada Conselho Federal, Federação ou Sindicato que o aluno decida seguir.
O treinamento clínico-analítico fornecido pelos professores da EFEN busca preparar teórica e tecnicamente o aluno para operar com a prática reichiana e pós-reichiana, contudo, a *autorização* da prática está relacionada às questões acima. Na entrevista, com um futuro paciente/analisando, o aluno formado poderá dizer que é "terapeuta reichiano em formação na EFEN" ou "formado pela EFEN". Se um aluno formado pela EFEN for Psicólogo, poderá dizer que é Psicólogo e Terapeuta Reichiano. Da mesma forma, esse aluno poderia ser Psicólogo e Acupunturista, como ocupações associadas, mas separadas. Um outro profissional pode ser Fisioterapeuta, Osteopata e Terapeuta Reichiano. Contudo, por restrições do Conselho de Psicologia, em particular, um Psicólogo não deveria se dizer Psicólogo e Terapeuta Floral (ou Astrólogo, ou Terapeuta de Renascimento, por exemplo), como práticas associadas, uma vez que o código de ética do Conselho de Psicologia não reconhece essas práticas como válidas, mas o permite à acupuntura e terapia reichiana (para saber mais: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/ e https://site.cfp.org.br/acupuntura/).
No caso de um aluno ou aluna formado em uma Faculdade de Dança, por exemplo, ao final da Formação poderia se divulgar como Profissional/Mestre em Dança e Terapeuta Reichiano, ou ainda, a partir de um curso de formação naturalista, como a homeopatia, se divulgar como Terapeuta Naturalista Homeopata e Terapeuta Reichiano, por exemplo. Contudo, como a compreensão do pensamento clínico reichiano e pós-reichiano depende de uma importante carga de leituras, estudos e entendimentos, tanto de fisiologia humana como de dinâmicas emocionais e psicológicas, a Formação na EFEN é pensada preferencialmente para o(a) aluno(a) que tenha alguma formação prévia na área de saúde.
Há outros três pontos que pode gerar dúvidas a respeito dos temas abordados acima: 1) licença para abertura de consultórios, 2) pagamento de ISS e 3) possibilidade de emissão de recibos para reembolsos de planos de saúde. Esses três tópicos dependem exclusivamente da relação do(a) aluno(a) com seu Conselho e/ou Sindicato, das regras dispostas do convênio do(a) cliente/paciente sobre reembolsos e com o profissional de contabilidade que orienta o(a) próprio(a) aluno(a). A boa resolução desses pontos não compete à EFEN e não são atreladas à conclusão da Formação e obtenção do Diploma pelo(a) aluno(a).
Pergunta: Que qualificação profissional eu ganho após concluir a Formação?
Após concluir a Formação em Terapia Reichiana na EFEN (Vegetoterapia Carátero-Analítica, método Federico Navarro), uma vez atendidos os requisitos para a obtenção do Diploma, você estará certificado pela EFEN e seu coletivo de professores a atuar como "Terapeuta Reichiano formado pela EFEN". Como descrito no tópico acima, a Terapia Reichiana está enquadrada na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, na CONCLA - Classificação Nacional de Classificação e na CNAE - Classificação Nacional de Atividade Econômica (sob o código 8690-9/01, que é o mesmo das Atividades de PICS (Práticas integrativas e complementares em saúde humana)), assim como outras técnicas e abordagens terapêuticas também estão, como a Psicanálise, a Bioenergética, a Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, a Homeopatia, dentre outras, reconhecidas como profissões pelo Ministério do Trabalho.
Mais informações podem ser encontradas nos links a seguir, bem como nos sites de outros conselhos, federações e sindicatos não listados aqui:
FENATE (Federação Nacional dos Terapeutas): https://www.fenate.org.br/noticias/n2009/n2009-02-26-cbo.html
CONAHOM (Conselho Nacional de Homeopatia e Fitoterapia (autorregulamentado)): https://conahom.com
SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas): www.sinaten.com.br/paginas/boletim/ler_boletim.php?codigo=37
SINTEN (Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro): https://pt-br.facebook.com/SintenrjSindicatoDosTerapeutasNaturistasDoEstRj/
FENATE (Federação Nacional dos Terapeutas): https://www.fenate.org.br/noticias/n2009/n2009-02-26-cbo.html
CONAHOM (Conselho Nacional de Homeopatia e Fitoterapia (autorregulamentado)): https://conahom.com
SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas): www.sinaten.com.br/paginas/boletim/ler_boletim.php?codigo=37
SINTEN (Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro): https://pt-br.facebook.com/SintenrjSindicatoDosTerapeutasNaturistasDoEstRj/
Pergunta: A Terapia Reichiana se enquadra como uma PICS (Prática Integrativa e Complementar em Saúde) apoiada pelo Ministério da Saúde?
Sim. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e recomenda a inclusão das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), conhecidas no Brasil como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), para serem inseridas nos sistemas nacionais de saúde dos países ao redor do mundo. As denominadas "psicoterapias corporais", nas quais se inserem a Terapia Reichiana (Vegetoterapia Caráctero-Analítica), a Bioenergética, a Biossíntese, dentre outras, são entendidas pela OMS como técnicas terapêuticas relevantes por estarem alinhadas ao paradigma de saúde integrativa.
A preocupação da OMS em apoiar o desenvolvimento das PICS e das MTCI vem pela importância que estas práticas trazem para o fomento de uma saúde de qualidade, integral e de acesso para toda a população. É uma mudança no modelo convencional que está focado na doença, na intervenção, medicalização e procedimentos de alta complexidade para um modelo de promoção da saúde, focado na melhoria da qualidade de vida e no empoderamento das pessoas em práticas de mudança de estilo de vida.
O campo das PICS abarca recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção no agravamento de doenças e padecimentos existentes, bem como de tecnologias eficazes e seguras para recuperação da saúde, por meio de vínculos terapêuticos, integração da pessoa com seu meio ambiente e a sociedade, através dos parâmetros de autoregulação e autocuidado, que também são bastante caros ao pensamento clínico reichiano.
Pergunta: O que são as Terapias Energéticas Convergentes (TEC) e qual é a relação com a Terapia Reichiana?
Federico Navarro, em suas obras A Somatopsicodinâmica das Biopatias e Orgonomia Clínica, defendeu a necessidade do Terapeuta Reichiano ser capaz de indicar ou mesmo ministrar alguma terapêutica energética aos pacientes/analisandos, a fim de auxiliá-los em seus processos de equilíbrio emocional, melhorias na capacidade de contato, de melhor equilíbrio em seu fluxo energético e incremento de quantum energético em alguns casos.
A Terapia Reichiana trabalha no sentido de promover uma gestão mais eficiente das defesas caracteriais, com um ganho importante de consciência relacional e produção de menor toxicidade (social e interna) produzida por suas couraças. Contudo, esse processo pode incluir confrontos e instabilidades dos sistemas defensivos internos cronificados, que podem exigir um certo quantum de vitalidade do paciente/analisando que pode estar bastante debilitado no momento. Por essa razão, Navarro orienta que há a necessidade do Terapeuta Reichiano avaliar o trabalho conjunto com algumas Terapias Energéticas Convergentes à atuação da Vegetoterapia Caráctero-Analítica (Terapia Reichiana), a fim de se obter um bom prognóstico clínico.
Alguns exemplos de TEC são: o uso da Caixa de Orgon, o uso da Manta Orgônica, o uso da Acupuntura, Shiatsu (ou outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa), o uso de Fitoterápicos, Homeopatia, Alimentação Funcional, Meditação, Reiki, dentre muitas outras. Na EFEN incentivamos os alunos a se capacitarem no conhecimento de uma ou mais Terapias Energéticas Convergentes que possam abrir suas percepções e diálogos com a clínica reichiana.
Contudo, a maior orientação que fornecemos, nesse sentido, é que o uso das TEC deve sempre ser avaliado à luz não apenas da própria orientação diagnóstica da técnica escolhida, mas, sobretudo, das orientações diagnósticas e prognósticas da Vegetoterapia Carátero-Analítica. As TEC são convergentes a esse trabalho e não o substitui em nenhuma instância. Faz parte do treinamento clínico-analítico da Formação orientar o aluno sobre como proceder com as TEC de modo a não perder sua base nos diagnósticos e prognósticos da Vegeto e inadvertidamente acabar por fazer um pot-pourri, uma miscelânea de técnicas, o que criará uma perda de orientação clínica e poderá conduzir a terapia a uma situação caótica. Por essa razão, na EFEN primamos por um rigor técnico e metodológico da Vegetoterapia e ensinamos aos alunos como navegar com segurança nas TEC.
A Terapia Reichiana trabalha no sentido de promover uma gestão mais eficiente das defesas caracteriais, com um ganho importante de consciência relacional e produção de menor toxicidade (social e interna) produzida por suas couraças. Contudo, esse processo pode incluir confrontos e instabilidades dos sistemas defensivos internos cronificados, que podem exigir um certo quantum de vitalidade do paciente/analisando que pode estar bastante debilitado no momento. Por essa razão, Navarro orienta que há a necessidade do Terapeuta Reichiano avaliar o trabalho conjunto com algumas Terapias Energéticas Convergentes à atuação da Vegetoterapia Caráctero-Analítica (Terapia Reichiana), a fim de se obter um bom prognóstico clínico.
Alguns exemplos de TEC são: o uso da Caixa de Orgon, o uso da Manta Orgônica, o uso da Acupuntura, Shiatsu (ou outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa), o uso de Fitoterápicos, Homeopatia, Alimentação Funcional, Meditação, Reiki, dentre muitas outras. Na EFEN incentivamos os alunos a se capacitarem no conhecimento de uma ou mais Terapias Energéticas Convergentes que possam abrir suas percepções e diálogos com a clínica reichiana.
Contudo, a maior orientação que fornecemos, nesse sentido, é que o uso das TEC deve sempre ser avaliado à luz não apenas da própria orientação diagnóstica da técnica escolhida, mas, sobretudo, das orientações diagnósticas e prognósticas da Vegetoterapia Carátero-Analítica. As TEC são convergentes a esse trabalho e não o substitui em nenhuma instância. Faz parte do treinamento clínico-analítico da Formação orientar o aluno sobre como proceder com as TEC de modo a não perder sua base nos diagnósticos e prognósticos da Vegeto e inadvertidamente acabar por fazer um pot-pourri, uma miscelânea de técnicas, o que criará uma perda de orientação clínica e poderá conduzir a terapia a uma situação caótica. Por essa razão, na EFEN primamos por um rigor técnico e metodológico da Vegetoterapia e ensinamos aos alunos como navegar com segurança nas TEC.