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O Cão Raivoso e a Escola Pós-Reichiana

11/9/2015

1 Comment

 
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Hidrofobia = raiva humana
A​ raiva e a fome têm ligações estreitas e reconhecidas, seja na canção do João Bosco e Aldir Blanc dos anos oitenta “O Ronco da Cuíca”, ou em uma busca elementar aos dicionários onde aparece como sinônimo de ira, frustração, desejo. ​
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​“Comer alguém”, por exemplo, pode sinônimo ter relações sexuais com uma certa agressividade. Mas nem todos os significados deste sentimento do ponto de vista semântico são negativos. Pelo contrário, a raiva pode ter a legitimidade ocasional da justiça. Para além da linguagem, os injustiçados ganham alguma compreensão de si mesmos com sua indignação, em sua eventual “hidrofobia” afetiva e emocional, ou em suas manifestações de contrariedade aos absurdos muito comuns da vida. Também, “haters” na internet se propagam mais que fotógrafos amadores de paisagens.

PictureJesus expulsando mercadores do templo
Nos discursos de caráter religioso, é conhecida a “Ira divina” com que na Torá (Bíblia Hebraica) o Altíssimo provoca um dilúvio insatisfeito com os (dês) caminhos de sua criação. Na ideologia cristã, o havido puro e santo Jesus tem diante dos mercadores (vendilhões) do templo uma ação típica de fúria, outro dos sinônimos de raiva ou ira, e os expulsa de Jerusalém com violência.

Entretanto além das justificativa e aparente legitimidade os resultados da raiva são um bocado negativos para quem sente as coisas com essa intensidade, ainda que esteja coberto de razão, ou de sua própria razão. E essa é a maior armadilha deste sentimento. Tanto as formas de Ira oriundas de frustrações, como as advindas da contrariedade com as injustiças tem como resultado o possível envenenamento do ódio, que se torna ansiedade e impulsos adrenais em excesso. Esse sentimento costuma provocar problemas na esfera somática, ocasionando insônia, estresse, hipertensão e não raro uma espécie de “cegueira” para a solução dos problemas que originaram a raiva.

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Uma técnica terapêutica que é capaz de minorar e reverter quadros como esse a encontrei nos “actings” da terapia Pós-Reichiana do EFEN. Trata-se de formas de atingir as couraças descritas por Wilhelm Reich e desmontar os bloqueios nesses pontos cruciais para permitir melhor fluxo das energias e gerar melhora geral nas relações sociais. A base da experiência é em principio a confiança no terapeuta, mas além do “setting terapêutico” é possível reproduzir os exercícios que atingem os olhos, o diafragma e a boca na própria residência do paciente. Apenas com esses, é possível já ter um controle efetivo sobre sintomas severos de fúria e desordem com base em ansiedade, que são formas de medo difuso ou raiva concentrada com o fim de eliminar outros focos e motivações de caráter depressivo subjacentes.

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A pacificação acontece com a respiração e com o relaxamento da musculatura facial em especial do maxilar. A fixação de um ponto para os olhos e as associações nos exercícios (respiração e foco), se torna, assim que nos acostumamos e buscamos fazê-los como deve ser feito, uma excelente ferramenta que pode até reduzir a necessidade de uso de fármacos para a ansiedade e/ou insônia, ou elimina-los completamente (é a esperança).

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Nossa visão de mundo ou nossas justas razões para a ira podem até não se modificar por conta disso, mas ao menos para enfrentar situações potencialmente ansiogênicas e/ou depressivas ou enfurecedoras ganhamos uma ferramenta que nos permite maior equilíbrio emocional aumentando as possibilidades de obter soluções mais efetivas e uma vida mais saudável.

Eduardo Camenietzki

Músico, compositor e escritor, que gentilmente aceitou o convite de escrever sobre sua experiência como paciente na EFEN

1 Comment
Eduardo Camenietzki link
24/1/2022 07:52:57 am

Gosto demais desse artigo ;)

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