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“Distração atenta”

26/12/2016

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​“Não estás deprimido, estás distraído” (…) “Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta que sofrer é uma perda de tempo.” (Facundo Cabral)

“Distraídos venceremos” (Leminski)

Unha encravada, frizz no cabelo, dor nas costas, má digestão, depender financeiramente, explosão de raiva, não conseguir acordar na hora, nunca ter realmente esquecido o ex, não conseguir tratar bem os pais, não ter coragem de fazer o que se quer, não conseguir dizer não… Como olhamos para aquilo que incomoda em nós?
Confiando na sensibilidade de Leminski e na de Facundo Cabral, devemos estar atentos ou distraídos?

Deixar quieto, talvez tampar, até cicatrizar? Ou manusear, olhar com lupas e microscópios, deixar tomar ar e arder? A atenção nos ajuda a compreender, elaborar e “liberar” as dificuldades ou só nos deixa mais travados e voltados ao incômodo?


“Olhar para dentro ou pra fora?”

É algo como o “copo meio cheio ou meio vazio” e Reich nos lembra de desconfiar, sempre, das dicotomias. Não se trata de olhar ou não para o problema – ou olhar positivamente ou negativamente – mas da qualidade do olhar. Assim, podemos entender que a lógica reichiana não busca um “aprender a não pensar tanto” (uma espécie de mito da terapia corporal), mas ajuda a desenvolver nossos sentidos, tão embotados, e desta forma apurar também o olhar. Afinal, os olhos possuem músculos que também se cansam, tensionam, e desejam ver ou não ver…

Quando relaxamos o corpo e nos aproximamos da lógica do sentir, retirando o centro do fazer, podemos dizer que estamos “distraídos”, ou seja, fora do afã predominante por resolver, controlar, agir. Entretanto, quem medita sabe: relaxamento necessita de atenção, senão nada mais é do que sono. É como uma distração atenta, dessas coisas que o ocidente até hoje não entende muito bem.

“Meditação é não fazer nada” (O livro Orange, meditações de Osho, Osho)Se podemos entender a distração de Leminski desta forma, o ponto no teto, exercício que é um dos pilares da metodologia pós-reichiana, nos traduz a distração atenta que tanto precisamos. Nossa sociedade tem dificuldade de compreender a concomitância da não-ação com a atenção: muito acelerados, nossa atenção por vezes só funciona na base da ansiedade, da agitação (agitar-se é diferente de mover-se!) e é difícil manter uma atenção mais contemplativa.

Pois bem: neste sentido, distraídos venceremos o medo exagerado, a imobilidade e a eterna insatisfação. Mais tranquilos, podemos sentir melhor o presente.
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Pois então escolhemos deixar o machucado quieto, já que estamos distraídos… Mas frequentemente há um band-aid antigo, grudado. Duas conclusões já são bem registradas na sabedoria popular: a de que retirar ele de uma vez é muito melhor (não puxar aos poucos) e a de que, se adiamos a retirada, o sofrimento é em dobro. A distração de Facundo parece ser aquela que adia eternamente a retirada do band-aid, que vive com arrepios a cada vez que esbarra no canto do olho com aquele pedaço de adesivo grudado em seus pelos. É a distração-desatenção, que desfoca e desvia o olhar, com medo generalizado, paralizante, do que está dentro e fora. Acaba sendo ensimesmada, pela dificuldade de se olhar para fora das próprias agruras, e também não consegue olhar para dentro com a devida afetuosa atenção.

Olhar para dentro e para fora: faces da mesma moeda. O exercício do ponto no teto nos mostra claramente as bases do pensamento reichiano: olhar para dentro e para fora são movimentos que partem de uma mesma energia, de uma mesma qualidade de atenção, inseparável.
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Entretanto, Facundo é um tanto injusto quando fala da depressão quase como uma escolha de estar distraído, não olhando pras coisas bonitas da vida. A possibilidade de tal olhar contemplativo, menos marcado por nossas defesas e bloqueios, em nossa sociedade geralmente demanda um trabalho de desencouraçamento sobre nossa energia, nosso corpo e nossas emoções.
Começemos logo, então.

“A atenção é o caminho para a imortalidade. A desatenção é a via para a morte. Os que estão atentos não morrem, os desatentos são como se já estivessem mortos” (Dhammapada)

“Pensar é estar doente dos olhos” (Alberto Caeiro)
​

Isa Kaplan Vieira

Psicóloga e terapeuta reichiana

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