Em todos os noticiários falam-se sobre Corona Vírus uma enxurrada de reportagens, memes e tudo que tem direito. Este estado de Alerta geral combinado a um confinamento que inflige mudanças na rotina de todos, nos obriga a planejar novas estratégias de trabalho, nos isola das nossas práticas e das pessoas que gostamos, as vezes o problema não é estar longe e sim perto demais, o que pode gerar conflitos de convivência, além de ter que redobrar a atenção aos cuidados básicos com a higiene pessoal e da família, a preocupação com entes queridos e etc elevam o nível de stress no organismo.
Nesse cenário que nos foi imposto podem surgir sintomas como a ansiedade, depressão, pânico...
Tenho visto muitas postagens nas redes sociais sobre o cuidado que devemos ter com a saúde física, assim como, há reportagens contemplando a importância dos cuidados com a saúde mental. No pensamento Reichiano não separamos esses cuidados, pensamos o Ser Humano como unidade funcional, ou seja, mente e corpo como um sistema integrado que se distinguem mas não se separam. Dessa forma a mesma energia que movimenta a mente é a mesma energia que movimenta o corpo.
Porém quando esse estado se torna crônico, ou seja, a pessoa permanece longos períodos tensa, além da preocupação e tensão excessiva podemos desenvolver sintomas desde a dificuldade dormir, como tremores, taquicardia, tontura, respiração acelerada e por aí vai.
Nesse novo cenário, precisamos tomar alguns cuidados. Estar informado o suficiente mas não permanecer excessivamente nas redes, manter uma rotina e se organizar, colocar as séries em dia mas também faça alguma atividade física, leia um livro, lave as mãos e converse com os amigos.
Cuidado com a positividade tóxica, é importante fazer exercícios, praticar uma yoga quem sabe e lembrar que tudo isso tem um fim. Porém quando tudo isso vira uma imposição passa a ser tóxico para nossa saúde a medida que jogamos os sentimentos para baixo do tapete.
Esse momento nos convida a observar nosso ritmo e conectar com nossos medos e sentimentos de poder dar voz a eles. Estamos tentando nos reinventar diante a esse cenário, mas caso não consiga, procure ajuda.
Não existe um momento certo para buscar auxílio, contudo procure um profissional ao notar sintomas que te prejudicam, caso não consiga realizar as suas atividades rotineiras ou esteja se sentindo sozinho. Perante a isso nós terapeutas da EFEN estamos disponibilizando vagas para uma escuta sensível online para os profissionais da saúde.
|
Entendemos o panorama geral e gostaríamos de contemplar nossos colegas que estão na linha de frente entendendo a importância do cuidado daqueles que cuidam oferecendo uma escuta sensível como recurso terapêutico nesse momento tão importante.
Dominique Marques
Psicóloga e Terapeuta Reichiana na EFEN
#façaterapia
#cuide-se
#fiquemcasa