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Complexo de Malévola

3/9/2015

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Todo mundo já ouviu falar em “Complexo de Cinderela”. A mocinha virtuosa espera por um príncipe encantado que se case com ela. Essa foi a história da vida da maior parte de nossas avós, que não viveram felizes para sempre. Mas, desde então, houve muitas conquistas do feminismo e até mesmo os contos de fadas já estão sofrendo modificações.
Por exemplo, no caso do conto da Bela Adormecida, quem assume o protagonismo nos dias de hoje é a bruxa Malévola, interpretada por Angelina Jolie. A personagem poderosa e cheia de conflitos é muito mais atraente que a jovem princesinha vítima de seu feitiço de sono profundo (até que venha um príncipe a salve com um beijo).

Pelo contrário, Malévola está “na atividade” e já não espera nada dos homens. Sua maldição é puro recalque. Uma vingança contra o rei que traíra outrora, a seduzindo e cortando suas asas. Por isso, ela chega preparada no baile da realeza, soltando feitiço e quebrando o barraco.
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​Malévola é um sucesso do calibre da Valesca Popozuda. É tiro, porrada e bomba pra cima dos machistas ou das invejosas que atravessem o seu caminho. É um tesão, capaz de enlouquecer o homens, como acaba fazendo com o rei, no filme. Ela gera tanta identificação pois representa o poder feminino. Uma máscara ideal para uma mulher com a autoestima enfraquecida que se veste de fúria vingadora após uma desilusão. Com isso, vende a imagem de poder e de superação, mas é tudo maquiagem, ilusão ou couraça, como diria Wilhelm Reich.

PictureCinderela submissa
​Uma mulher realmente forte não precisa ficar encarando todo mundo. Brava é a mulher que se encara, que tem a ousadia de ficar triste e lidar com os próprios sentimentos negativos. Nesse caminho, é possível, inclusive, questionar a ideia do abandono pelos homens.

Porque se utiliza tanto esse termo para términos de relacionamento? O termo abandono é apropriado para uma situação onde os pais ou responsáveis deixam de cuidar de uma criança, por exemplo. Mas uma mulher não necessita de cuidados de um homem. A não ser que se tenha uma relação de dependência emocional ou material. Neste caso, a própria relação é um problema criado por uma cultura patriarcal, que infantiliza as mulheres, rotulando-as como princesas à espera de um homem que tome conta delas como um pai. E dentro dessa lógica, a mulher que não se curva é rotulada como puta, bruxa, cachorra…

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​E dentro dessa lógica, os homens também sofrem com os estereótipos. O peso da coroa a faz escorregar pela cabeça, lhes tapando a visão. No auge da cegueira, eles acabam se apaixonando por máscaras e reflexos de seus próprios egos inflados. Caem de quatro pelas piriguetes, bruxas vingadoras… que não são mulheres más, posto que também querem amar e ser amadas, mas estão tão armadas que costumam machucar.

Na guerra dos sexos, ambos perdem. Mas perdem ainda mais as mulheres quando se deixam alienar pela competitividade entre si. Ao invés de colocar um escudo de silicone sobre o peito, mais vale turbinar o coração nutrindo sentimentos de afetos pelas irmãs.

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​Ao final do filme, Malévola se mostra em essência, criando laços com a princesa enfeitiçada. É o seu beijo maternal, e não de um príncipe aleatório, que quebra o feitiço. Malévola percebe que a princesa não é a inimiga, invejosa e recalcada; e sim mais uma vítima do patriarcado.
​

Mas final feliz de verdade é a aliança entre as mulheres para além dos estereótipos. Solteiras, casadas, namoradas, ex-namoradas, funkeiras, evangélicas, mães de santo…. todas de mãos dadas. Mas eu não vejo isso nem no conto de fadas
.

Alice Paiva Souto

Psicóloga e terapeuta da EFEN
Contato: ally_paiva@yahoo.com.br

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