Inicio





Um dos conceitos mais importantes dentro da clínica reichiana é o de economia energética, ou seja, busca-se compreender o adoecimento e a vitalidade de cada indivíduo a partir do aumento ou diminuição de sua potência vital. Ainda que fatores históricos possam determinar o fluxo livre ou o impedimento da energia, constituindo assim as couraças, a terapêutica tem por objetivo buscar formas de restituir a vitalidade energética do organismo. Para tanto, contamos com importantes portas de entrada de intervenção, através da palavra pela Análise do Caráter, através do corpo pela Vegetoterapia e pela própria interação sensorial ou de traços, entre analista e analisando.
Por nos situarmos no paradigma energético, julgamos importante em muitos casos, uma co-terapêutica ou terapêuticas que sejam convergentes aos objetivos da clínica reichiana. Os métodos abaixo descritos podem se estabelecer como aliados importantes no restabelecimento da potência energética do indivíduo, uma vez que tais intervenções sejam adequadamente administradas na dinâmica relacional terapêutica, com o intuito de aumentar o quantum vital, ou auxiliar através de vias orgânicas, a transformação de determinados padrões ou modos de funcionamento que se encontrem cristalizados.

Os Acumuladores Orgonômicos


O acumulador orgonômico foi criado por Wilhelm Reich, tomando por base o princípio da energia orgônica, que é atraída pela matéria orgânica e expelida pela matéria inorgânica. O uso do acumulador provoca nos indivíduos uma condição de parassimpaticotonia (expansão, relaxamento) e permite uma melhor oxigenação sanguínea dos tecidos. O acumulador é recomendado para os casos de debilidade bioenergética, caracterizados por magreza, palidez, astenia e fácil esgotamento. Também no caso de biopatias primárias, como o câncer. São exemplos de acumuladores orgonômicos: A Caixa de Orgone, a Manta Orgonótica e também O Cloudbuster.
A manta orgônica oferece os mesmos benefícios que o acumulador e é confeccionada utilizando-se dos mesmos princípios. Pode ser utilizada diariamente e também durante a sessão de vegetoterapia. A manta possui a vantagem de poder ser transportada e armazenada em qualquer local não úmido.


A Osteopatia/Quiropraxia

A Osteopatia e a Quiropraxia são técnicas complementares que têm como objetivo favorecer uma maior expressão natural de vida em cada indivíduo através da correção de subluxações vertebrais por meio de ajustes realizados com as mãos. De acordo com os princípios dessa técnica, todo organismo vivente faz um esforço inato para manter sua própria saúde e a presença de subluxações vertebrais caracteriza uma significante interferência na circulação  energética e na saúde. O ajuste vertebral quiroprático visa corrigir este interferência. Nestas técnicas não se utlilizam medicamentos, estimulantes, inibidores naturais ou cirurgias.


A Acupuntura

A acupuntura é uma técnica chinesa que remonta a mais de cinco mil anos. Consiste em aplicar delicadas agulhas na pele, nos pontos onde passam os chamados “meridianos”, entre os quais percorre a energia vital. Os orientais acreditam que a patologia seja um distúrbio da energia vital, energia que deve estar sempre em equilíbrio entre os seus dois aspectos: a energia feminina Yin, e a energia masculina, Yang.


As Massagens Energéticas

O Anma... (em breve)
O Shiatsu utiliza os mesmos princípios da Acupuntura, mas no lugar da aplicação de agulhas é exercida uma pressão com os dedos sobre os pontos dos meridianos que são necessários ativar.



A Homeopatia

A Homeopatia... (em breve)

 

 



As Alimentações Energéticas

A Macrobiótica... (em breve)

 

 

TERAPIA
 
CLÍNICA PÓS REICHIANA
 
Rua Teresa Guimarães, 67 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2558-3509 / (21) 2245-9292